MATRKA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE YOGA

“Fazer, amar fazer, compreender o que se ama fazer”

Esta frase do Rudolf Steiner vem ao encontro da nossa proposta em formar professores.

Coordenadoras do Curso

Márcia Pavão

Sou praticante, eterna aluna, professora de yoga há mais de 20 anos. Interessa-me a misteriosa natureza humana, desde que nasci. Percebi que no corpo está registrada a nossa memória.
​A postura revela sobre nossa história e podemos acessá-la a todo momento através do movimento, do toque, da respiração. Assim o corpo é o veículo para o autoconhecimento, transformação e transcendência – sigo investigando. Acredito no poder da palavra, no poder do gesto, no poder do olhar, no poder do amor.
“Quanto de cura tem no teu sorriso? Quanto de amor existe em tua fala?” A palavra penetra em teu ouvido e circula por tua alma – cura. Somos auto reguláveis e o poder da cura está em nossas mãos. No Silêncio Absoluto encontro minha verdadeira Essência – encontro com Deus. Experiências adquiridas no caminho do Yoga são muitas. Somos.

Andrea Zortea

Pisciana, mãe de duas capricornianas, avó de um sagitariano. Desconfiada da medicina dos remédios desde cedo. Tenho forte na memória o sol e caminhadas no mato na serra gaúcha, mas também a tristeza de morar num apartamento em Porto Alegre/RS, onde mal se via um pedacinho de céu. Muitos anos depois a jovem mãe e profe de História, que optou por não usar anticoncepcionais, teve de aprender sozinha, a trancos e barrancos, que era feita de ciclos. Na era analógica, claro! Na busca, aos 37 anos, encontrei e me apaixonei perdidamente pelo Yoga, foi tão impactante na saúde em geral e na saúde mental, em particular. Foi como um portal se abrindo, um encantamento profundo com aquela sabedoria, nunca mais deixei de praticar, estudar e refletir profundamente sobre as tecnologias de autoconhecimento... O melhor de tudo era aplicar no meu trabalho essas tecnologias. Conheci muitas pessoas que optaram, após seu encontro com o yoga, mudar de profissão. Na minha experiência, eu achava que tudo fazia muito sentido de ser usado na sala de aula, na minha interação com crianças, jovens e adultos, entendendo que yoga é uma visão de mundo que pede também uma ação no mundo, no sentido de integrar o que sentimos, pensamos, falamos e agimos.

Gosto muito de falar dos meus professores e professoras, aqueles e aquelas que tem me orientado nesta jornada. Honro aqui a minha primeira professora, a monja Didi Ananda Sushiila, com ela fui iniciada na meditação tântrica e há nove anos participo dos cursos de formação de instrutores que ela administra na Ananda Marga PoA e Caxias do Sul, como professora convidada. Rafael Mello e João Gonçalves e Miila Derzet, são minha nutrição perene inclusive no aspecto ético da profissão. Minha mestra, a professora Dinah Rodrigues. Conhecê-la aguçou meus sentidos e arrepiou a pele, me elevou quanto a perspectiva e expectativa da vida. Uma fonte inesgotável de inspiração.

Em plena menopausa, tive a honra de conhecer, conversar e contemplar a presença da Profe. Dinah Rodrigues. Lembro vividamente ela me contando num intervalo, sobre seu desejo de ser médica e a desistência em obediência ao pai, médico, que desejava evitar sofrimento à filha. Então ela me olha e diz num risinho bem marota: por isso virei curandeira. Nunca vou esquecer seu sorriso, o olhar, a luz dela e sua força criativa.

Quando recebo um elogio, costumo dizer rapidamente: tenho excelentes professores e professoras, devo a eles e elas a oportunidade de mergulhar sempre e mais na vastidão dessa sabedoria.

Conheça nossa Incentivadora e Madrinha

Um pouquinho da história
Como nasceu a Matrka

Design sem nome (65)
Tudo teve início a partir de um pedido da Professora Dinah Rodrigues, criadora do Método Yoga Terapia Hormonal.
Ela solicitou a mim, Márcia Pavão, a criação de um curso de Formação em Yoga, com a ideia de viabilizar a Especialização em Yoga Terapia Hormonal (sendo o pré-requisito para ser Yogaterapeuta hormonal possuir formação em yoga).
Já nutria esse desejo, mas o incentivo de Dinah foi crucial. Assim, surgiu a ideia de criar um site/escola de formação em yoga.
Para concretizar esse projeto, contei com a colaboração da adorável Andrea Zortea, professora de Yoga e Yogaterapeuta hormonal. Foi desse encontro que nasceu a MATRKA – Escola de Formação em Yoga.

Márcia Pavão

Sobre a Matrka

Buscamos fornecer uma visão ampla e profunda do Yoga, considerando os aspectos históricos, filosóficos e introspectivos.

Propomos uma abordagem que incentive o autoconhecimento por meio de práticas físicas, conceituais e meditativas.

A prática das diferentes técnicas de Yoga traz vitalidade física, equilíbrio mental e desenvolvimento espiritual para “o/a praticante dedicado/a.

A palavra “Matrka” é formada pela raiz “Matr” (matriz, mãe) e “trka” (tríade).

Matrka enquanto matriz diz respeito ao que é oculto porque não se manifestou ainda, mas em potência ela “contém todas as coisas dentro de si. É a mãe do universo que ela contém dentro de si…”.

Trika faz referência a três aspectos da Sakti: Parã, Aparã e Parãparã, bem como seus três poderes: Iccha, Jnana e Kyra.

Nossa proposta pedagógica é baseada numa matriz triádica: Sadhana (prática pessoal), Svadhyaya (estudo) e Hatha Yoga (práticas físicas).
Design sem nome (41)

Você se identifica com a filosofia prática do Yoga
e deseja compartilhá-la com outras pessoas?

Então a
ESCOLA MATRKA
te convida para um curso de (trans)formação para se tornar um/a
professor/a de yoga.

O Curso de FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE YOGA é dedicado a quem deseja transmitir de forma segura os ensinamentos desta prática milenar.
Período: 27 de abril a 17 de novembro de 2024

Duração: 7 meses

Carga horária total: 236 horas
A metodologia foi cuidadosamente elaborada para formar instrutores/as comprometidos/as com a ética, buscando um alinhamento da prática psicofísica aos princípios das escolas filosóficas do Yoga, mas também, embasada em todo conhecimento acadêmico e científico necessários para produzir práticas integradas, seguras, respeitosas.
A metodologia Matrka foi construída por professoras com longa experiência, Márcia Pavão e Andrea Zortea, é baseada na visão do yoga como uma prática profunda que vai além do aspecto físico. Entendemos que yoga é um estado diferenciado da mente, desenvolve a capacidade de contemplar, de meditar, possibilitando a expansão das fronteiras do eu egoico em busca do reconhecimento da dimensão espiritual do ser humano.

Apresentação & Carga Horária

Destinado aos que desejam se tornar professora/es e transmitir os ensinamentos do yoga. O conteúdo programático teórico e prático está apoiado na ética, na filosofia, na anatomia, na fisiologia, nas vivências práticas e na metodologia de ensino “Matrka” Serão sete meses de imersão nos estudos (aulas presenciais e online).

Período: 27 de abril a 17 de novembro de 2024

Carga horária: 236 horas

Módulo Online

Terças-feiras, das 19h às 21h30
Aulas de história e filosofia do yoga

Anatomia e fisiologia aplicada ao Yoga

Anatomia sutil e fundamentos do Hatha Yoga

Práticas de estágio obrigatório

Seminários de orientação para o TCC

Quintas-feiras, das 19h às 20h30

Aulas de Hatha Yoga

Práticas do estágio obrigatório

Seminários de orientação para o TCC

Módulo Presencial

Encontros aos finais de semana
Abril: 27 e 28 (Sábado e Domingo)
Maio: 25 e 26 (Sábado e Domingo)
Julho: 27 e 28 (Sábado e Domingo)
Agosto: 24 e 25 (Sábado e Domingo)
Setembro: 28 e 29 (Sábado e Domingo)
Novembro: 15, 16 e 17 (Sexta, Sábado e Domingo)

Metodologia Matrka
Conteúdo Programático

parchment
História e Filosofia do Yoga
philosophy
Anatomia e fisiologia aplicada ao yoga
estagio (1)
Orientação de estágio
mulher-trabalhadora
Orientação de trabalho de conclusão de curso (tcc)
aula-de-video
Planejamento de aulas individuais
aula-em-grupo
Planejamento de aulas em grupo
peticao
Construção de ficha de anamnese
curso-online
Planejamento de aulas on-line
gestao
Orientações para administração autônoma
posicao-de-ioga (1)
Adaptação de posturas para pessoas que apresentam patologias e alterações posturais.

Uma breve vivência no decorrer do curso

gravida
Yoga para gestantes
menina (1)
Yoga para crianças
educacao
Yoga na educação
velha
Yoga para idosos
meditation_6106361
Yoga nidra
lotus_2647635
Yoga restaurativa

Avaliações no decorrer do curso

História / Filosofia

Tendo a História como base, vamos identificar numa perspectiva cronológica, as principais fontes literárias sobre o Yoga, acompanhando sua transformação ao longo do tempo, assim podemos situar e entender o Yoga que praticamos atualmente.

Anatomia e Fisiologia aplicada ao yoga

Aprenda os detalhes do corpo humano e como eles se relacionam com as posturas e movimentos específicos do yoga.

Descrição de posturas

Estudo pormenorizado dos movimentos que compõem o asana, desde sua construção, ajustes, permanência e desconstrução, assim como o uso assertivo do vocabulário e dos termos técnicos

Estágio prático obrigatório

Participe do estágio prático obrigatório para consolidar sua experiência no mundo do yoga.

Este estágio proporciona uma oportunidade de aplicar os conhecimentos vivenciados durante o curso, protagonizando a condução de aulas.

Seminários para orientação do TCC

Nesses encontros especializados, oferecemos um espaço dedicado ao diálogo coletivo, esclarecimento de dúvidas e orientação para a elaboração do seu TCC em yoga.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Este é o ponto culminante, no qual você terá a oportunidade de integrar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso de yoga.

Seu TCC será um reflexo da sua jornada, explorando temas específicos, pesquisas aprofundadas e aplicação prática dos princípios do yoga.

Investimento

R$

4.900,00

ou 12x de R$ 500,82 no cartão de crédito

Todas as aulas online serão gravadas e disponibilizadas através da plataforma Eduzz Nutror.

Link para o WhatsApp